Como acender sua churrasqueira

Para nós, brasileiros, tudo é um bom motivo para se reunir em volta da churrasqueira, bater um papo, ouvir música boa e descontrair. Porém é de grande importância que nossa churrasqueira esteja acesa, com um belo braseiro para que possamos desfrutar de um bom churrasco, e ter ótimos momentos. E como fazer isso? Parece uma pergunta simples de ser respondida ou até óbvia de mais, no entanto muitas pessoas já tiveram ou têm dificuldades em realizar este procedimento. 
O primeiro passo é escolher entre os mais variados tipos de combustível disponíveis no mercado para nossa churrasqueira. Se você se interessou por este assunto, presumo que não tenha tanta experiência, então opte pelo carvão. 
Um carvão de boa qualidade traz pedaços grande de madeira carbonizada. Apesar dos pedaços maiores serem um pouco mais difíceis de acenderem, eles durarão por um tempo bem maior que pedaços menores, o que diminui muito sua reposição. Agora com seu carvão em mãos, vamos ao que interessa. Acender o fogo.
Pegue um pedaço de jornal, papel toalha ou papel higiênico e faça um espécie de cone com ele, algo que lembre uma taça de vinho. Disponha o carvão em todo o fundo da churrasqueira e nossa "taça" no centro, pouco abaixo dos primeiros pedaços de carvão.
Aproveite aquele óleo usado que sobrou de alguma fritura e umedeça o papel. Com um palito de fósforo, acenda essa tocha e coloque alguns pedaços de carvão por cima, mas sempre deixando espaço para que entre oxigênio por baixo. Após alguns minutos, sua brasa estará incandescente. 
Podemos trocar o óleo por álcool. Sempre utilize o álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) em gel. Com ele diminuímos muito o risco de acidentes. Produtos com graduações menores que 70% possuem grande quantidade de água, o que dificulta muito nosso processo.
Aguarde até que todo o carvão esteja aceso, reúna a família e amigos e bom churrasco.


Comentários