Facas


Podemos chamar de faca, quaisquer objetos cortantes que possam ser empunhados. As primeiras lâminas que se tem notícia eram feitas de pedra ou ossos na era primitiva, até quando o homem passou a dominar a manipulação dos metais, e assim pôde criar seus utensílios. 

Hoje podemos encontrar no mercado vários tipos e modelos de facas, feitos com os mais variados materiais. 

Vamos nos ater aos dois tipos mais comuns: Facas de Aço Inox e de Aço com alto teor de Carbono. 

Em sua maioria, as facas são feitas de uma liga metálica. No caso das facas de Aço Carbono, está liga possui uma grande parte deste elemento químico, o carbono. O carbono é um dos principais elementos de composição da substância mais dura que existe na natureza, o diamante. Por este alto teor de carbono, estas lâminas possuem um grande resistência e mantem o seu fio por um tempo maior que outras facas. Porém é uma faca um pouco mais difícil de se amolar. 

Já nas facas de aço inox, esta liga é composta por uma parcela de cromo. Este metal é que fornece a cor e resistência à corrosão ao aço inox. Todavia, com a redução da quantidade de carbono para a adição do cromo, estas lâminas tendem a perder o fio com mais facilidade que as de aço carbono. Algumas das vantagens das facas constituídas desta liga metálica são a sua grande resistência à oxidação (ferrugem), a facilidade na higienização do instrumento, além do aspecto estético. 

Basicamente, temos três tipos de facas indispensáveis ao lado de nossa churrasqueira. 

A primeira seria uma faca de desossa. Esta faca tem a lâmina bem fina, lisa, longa e pontiaguda. Como seu nome já diz, esta faca é usada para desossar carnes, aves e peixes. Serve também para descascar frutas e vegetais, além de fazer cortes mais delicados nos alimentos. 

Outra seria a faca de carne. Utilizada para cortar todos os tipos de carnes assadas, cozidas e defumadas. A lâmina desta faca é lisa, larga e longa (15 a 30 cm), e sua ponta é ligeiramente curvada. Esta faca serve para quase todos os tipos de corte e por isso é a mais usada na cozinha e na churrasqueira. 

Por fim temos o cutelo. Uma espécie de machadinha utilizada para cortar ossos. Ter um cutelo em sua cozinha é uma ótima pedida se em seus pratos você costuma precisar quebrar os ossos da carne. Além de facilitar o trabalho, o cutelo ajudará na preservação de suas outras facas.

Comentários