O sentido do corte da carne


Sempre que pensamos em churrasco, nos vem a cabeça uma carne macia, saborosa e suculenta. E só de pensar já nos enche a boca de água. Vamos falar um pouco da maciez da carne. 
Vários aspectos vão influenciar nesse quesito como a raça do animal, sua alimentação, quantidade de gordura intramuscular, a peça que vamos assar e o corte final para servi-la aos comensais. Hoje vamos nos ater a este corte final. 
A forma como cortamos a carne para servi-la influencia e muito em sua maciez. Vocês já devem ter ouvido alguns assadores dizerem que a carne deve ser cortada neste ou naquele sentido. Mas qual sentido é este? Tentarei elucidar esta questão com uma imagem e mostrarei como induzir seu "cliente"a fazer o corte no sentido correto, para que tenha uma melhor experiência ao se deliciar com seu churrasco.
Segundo o Serviço de Informação da Carne - SIC e especialistas, a carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras. Basta manter a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus (sentido transversal) com as fibras da carne. Com este procedimento, garantimos que a faca faça o trabalho mais difícil (o de cortar as fibras) e o dente o trabalho mais fácil (apenas de separar as fibras). Na imagem abaixo podemos ver a fibra e o sentido em que deve ser feito seu corte.
O corte neste sentido é recomendado quando for servir pedaços pequenos de carne, em que a pessoas não terão necessidade de utilizar a faca novamente. Já para servir pedaços maiores, onde há a necessidade do desfrutador utilizar a faca para complementar o corte em seu prato, ele deve ser feito no mesmo sentido da fibra, tomando cuidado para servir pedaços mais compridos que largos em relação a fibra. Isso induzirá a pessoa a cortar a carne no sentido correto em seu prato, tornando a mastigação mais fácil e lhe rendendo elogios.

Comentários